PROCASTINAR

Quem nunca ouviu dos mais sábios? “Não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje?


Ou então: “Na segunda eu começo o regime”.


Se essas frases são familiares e fazem parte do seu cotidiano, provavelmente você deve ser uma pessoa que tem o comportamento de procrastinação. Procrastinação é, na acepção básica do termo, o adiamento de tarefas. São vários os motivos que nos levam a procrastinar e isso pode ser acompanhado de sofrimento e frustrações, mas apesar disso pode estar acompanhado de um motivo ou uma função. Vale pensar que não é em todas as ocasiões que procrastinamos, ou seja, é algo bem específico e para determinadas coisas. Mas afinal de contas porque procrastinamos?


Para explicar sobre esse tema precisamos falar um pouco sobre autocontrole, que vamos definir aqui como fazer escolhas com uma recompensa atrasada, mas de maior magnitude como: conseguir o corpo desejado, estabilidade financeira, tirar boas notas. Em detrimento de recompensas imediatas como: jogar um game, utilizar o tablet ou celular, sair com os amigos. Então o comportamento de autocontrole é fundamental para que se evite os comportamentos de procrastinação.


Outro fator que motiva o adiamento de tarefas é o alto esforço para realizar determinadas tarefas e a recompensa ainda ser atrasada. Um exemplo disso é o concurseiro que precisa estudar muito tempo para se obter a recompensa desejada, correndo o risco de não alcançar. Pesquisas apontam que o fator prazo, influencia muito no comprometimento da tarefa, quanto mais próximo do prazo, seja ela boa ou ruim, maior o comprometimento. É possível perceber que quanto mais se aproxima de uma prova, mais nos ao estudo da mesma.


Como podemos combater esse comportamento de procrastinar?


Adotar um estilo de vida favorável: Se o indivíduo nunca teve um treino de fortalecer seu engajamento na tarefa, o comportamento de optar pelas recompensas mais próximas e imediatas se torna mais difícil. Toda pessoa tem a capacidade de reproduzir suas ações para outros contextos, portanto se eu adoto um estilo de vida pacífico e de baixa exposições a desafios é provável que em uma situação desafiadora eu venha a adiar ou evitar.

Estabelecer compromissos que me envolvam com a tarefa: Esse é um dos fatores mais esquecidos na hora de querer se comprometer com uma tarefa e faz toda a diferença. Um fator que ajuda no autocontrole é estabelecer compromissos para não nos sabotarmos ou cair nas armadilhas da procrastinação. No caso uma pessoa que quer emagrecer, pode estabelecer os meios como: se matricular em uma academia, marcar com um nutricionista e entre outros.

Dividir a tarefa em etapas: Um dos fatores que mais comprometem no engajamento das tarefas é o sentimento de incapacidade ou impotência devido as repetições seguidas de desistências. Por isso, a divisão de tarefas e a conclusão gradativa pode gerar uma recompensa gradual e encorajar a efetuar os objetivos pessoais. Portanto o mais importante é começar por mais que seja aos poucos, o ano já começou e o carnaval já passou, vai ficar ai parado?


Gabriel Zeini Gondim Crp: 01/13603

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Atualizado pela Equipe Ânima Julho 2020

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