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Compreendendo o cérebro infantil

O desenvolvimento do nosso cérebro não se dá de maneira uniforme. Tanto o crescimento físico das estruturas quanto a maturação das mesmas não acontecem na mesma proporção nem se dão ao mesmo tempo. Uma característica importante do cérebro de uma criança é a sua capacidade de mudança.

Nosso cérebro é composto por muitas partes diferentes com funções diferentes. Enquanto o lado esquerdo nos permite pensar logicamente, organizar, imaginar, planejar, o lado direito responde pelas emoções, símbolos, imagens, sinais não verbais. Ainda temos o cérebro reptiliano que é responsável pelas ações instintivas e tomadas de decisões de sobrevivência em frações de segundos, e um cérebro mamífero que nos direciona a relacionamentos. Essas diferentes partes respondem por facetas racionais, irracionais, ponderadas ou reativas e por esse motivo, em muitas situações parecemos pessoas diferentes.

Levando em conta o desenvolvimento infantil, crianças até 3 anos de idade apresentam o hemisfério esquerdo predominante e não dominam a lógica, palavras e capacidade de expressar sentimentos. Quando as crianças entram na fase dos “por quês” sinalizam que o hemisfério esquerdo está começando a atuar. É o cérebro esquerdo que busca compreender as relações de causa e efeito lineares de tudo e de expressar lógica com a linguagem.

Por esse fato, devemos ter cuidado do que falamos na frente dos pequenos e como nos comportamos, lembrando que é o nosso cérebro (adulto) que já está completamente desenvolvido e que é de nossa responsabilidade saber ensinar como expressar, e não o contrário!


Alice Richer - @psialicericher

CRP - 01/24928



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