top of page
  • Foto do escritorGABRIEL ZEINI

Lidando com a Ansiedade

Assim como o estresse, a ansiedade é, de certa forma, uma reação do corpo ao perigo.


Todos nós somos ansiosos, em uma escala menor ou maior. Diferente da ansiedade normal, que sentimos na véspera de uma prova ou de uma reunião importante, também existe a ansiedade patológica – esta, por sua vez, é um transtorno mental sério que, se não tratado, pode desencadear graves crises de pânico.

Por outro lado, é necessário pontuar que a ansiedade não é apenas um fenômeno patológico, pois ela também está presente no ciclo de vida do ser humano e contempla algumas fases do desenvolvimento.

Em alguns momentos da vida todo mundo se sente um pouco nervoso e ansioso. Porém, para algumas pessoas, a ansiedade é algo mais frequente, que atrapalha o andamento normal da vida. Nesses casos, esses indivíduos podem sofrer do Transtorno de Ansiedade, uma doença séria que se manifesta de diversas maneiras e precisa ser tratada.

Um número muito grande de pessoas procuram os consultórios de psicologia trazendo como queixa principal os sintomas de ansiedade para justificar todo o sofrimento psíquico que enfrentam.


A ansiedade é um estado psíquico natural que é muito útil para nos alertar de um perigo e fazer com que nos preparemos para enfrentá-lo. No entanto, ela tem sido definida, de maneira geral, como um estado emocional desagradável acompanhado de desconforto físico e que, geralmente, possui relação com o medo.

O conflito se instala quando o medo transita de real para imaginário e, ao ser investigado com mais critério, chega-se à conclusão que ele é fruto da imaginação do indivíduo. Entenda que as consequências do transtorno de ansiedade vão muito além de apenas ter frio na barriga com mais frequência.

Elas afetam profundamente a vida de quem possui esse transtorno, prejudicando a vida social, profissional e até mesmo pode desenvolver doenças físicas.

E-Book Grátis: 20 Estratégias para Controlar a Ansiedade Montamos este E-book sobre Estratégias de Controlar a Ansiedade com um único objetivo: ajudar você a saber lidar com a ansiedade mas, mais do que isso, ajudar você a ter uma vida o mais tranquila possível para que você possa desfrutar dos bons momentos com sua família, amigos e até mesmo sozinho ou sozinha, porque você merece isso.


Sentir-se ansioso (a) é, sim, algo bastante natural. Mesmo crianças bem pequenas ficam ansiosas – se comportam de maneira agitada antes de sua festa de aniversário, se arrumam bem rápido para ir para a escola no primeiro dia de aula, etc. A ansiedade tem a ver com a nossa percepção do futuro e o quanto queremos (ou não) que ele chegue.


Ela acontece como uma resposta fisiológica a algo que ainda vai acontecer. É uma reação de muita adrenalina que precede um momento de estresse – pode até ser benéfica, conduzindo nossa atenção para o evento que teremos.

Só que, em alguns casos, a ansiedade pode levar o indivíduo a um ataque de pânico, em que ele pode, simplesmente, não conseguir mais realizar suas tarefas normalmente.

É importante ter em mente que a ansiedade é um sentimento normal e necessário. Antecipar o futuro e criar planos é algo natural, saudável e inerente ao ser humano.

No entanto, o que acontece é que muitas pessoas acabam sentindo-a o tempo todo e ela passa, então, a ser uma rotina. E, quando isso acontece, ela deixa de ser uma sensação normal e passa a ser um transtorno – é o que chamamos de ansiedade patológica.

28 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Estamos aqui para oferecer uma saúde completa que permite deixar seu legado no mundo. 

Prazer, somos a Clínica Ânima, seu recanto acolhedor com uma multiplicidade de profissionais focados na sua saúde e da sua família.

profissionais-clinica-anima-brasilia.jpg
Whatsapp.png
bottom of page